Filme: O Quarteto

Anda difícil encontrarmos um filme inspirador e que não tenha cenas de pancadaria, não é? Pois “O Quarteto” é exatamente assim!

A história se passa em um luxuoso lar para músicos eruditos aposentados. Em meio aos ensaios para o espetáculo anual que os residentes fazem para arrecadar doações (que visam manter o lar aberto), chega à casa uma antiga diva da ópera. Sua vinda causa desavenças com o ex-marido que já estava hospedado lá e rusgas com antigas rivais de palco. Junte-se a isso o mal estar por sua recusa em participar do festival integrando seu antigo quarteto de vozes. 

duls0c2yexmuvvb3yomc92u0f

A história pode ser simples do ponto de vista dramático, porém, o que encanta são os atores e seus personagens. Todos velhinhos, aposentados, de cabelos brancos, e ensaiando seus instrumentos ou vozes, se mantendo ativos mesmo em meio às dificuldades de locomoção e perdas de memória.

8f3cb-360-oquarteto

Aliás, a senilidade e a consciência da decadência – da voz que não é mais perfeita, dos dedos que não respondem como antes ao instrumento – são mostrados o tempo todo. E ver a luta deles para superarem os contratempos trazidos pela idade avançada é inspirador. 

A música é ponto alto: trechos conhecidos de óperas, estudos de Bach, uma delícia de ouvir. Destaque também ao cenário, que não poderia ser mais bonito: a casa de repouso é uma mansão inglesa belíssima, rodeada de jardins.

hedsor-house

A direção do filme (2012) é de Dustin Hoffman e os atores principais são os excelentes Maggie Smith, Tom Courtenay, Billy Connolly e Pauline Collins. Disponível no Netflix, não perca. Eu fiquei com o coração aquecido!  <3

leia-moda-op2

Autor: Denise Ribeiro

Moda e livros são meus interesses atuais. Sou #fã de Nova York, Doctor Who, Queen, chocolate e boas séries. Com +50, sou casada e tenho dois filhos universitários. Escrevo todas as terças-feiras sobre moda - ou algo mais que tenha chamado minha atenção ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *