Sapato de Princesa

Falando em princesas, já pensou em ter um sapatinho de cristal para chamar de seu? Porque, aparentemente, “toda garota sonha em ser princesa” – logo, ao crescermos e virarmos sapatólatras, não pode faltar esse icônico modelo em nosso armário.

E tem para todos os gostos pois os gigantes do shoe design criaram várias versões, olha só:

cinderela-02 cinderela-07 cinderela-11

Há muitos outros… Estes são: Jimmy Choo, Charlotte Olympia e Christian Louboutin, na sequência. Qual você escolheria? [preço médio: U$4.600]

Ok. Chega de brincadeira . Estes sapatos foram criados quando do lançamento do filme Cinderela, em 2015, e veja o que o site O Globo disse a respeito:

Para a Disney, a retomada de “Cinderela” é a uma estratégia arriscada num conto defasado de uma menina subserviente e infeliz salva pela magia e por um príncipe benevolente, em um país que clama cada vez mais por fortes lideranças femininas.

Não poderiam ter escrito com mais perfeição! Depois de tantos anos de lutas pela igualdade, pelo respeito, por deixar de ser tratada como mercadoria masculina, agora estamos novamente querendo nos espelhar nesse conto de fadas às avessas? Sim, porque “ser salva” não é algo que deveria nos atrair hoje. Atualmente deveríamos ambicionar independência, agilidade de movimento e de ação. E nada disso é possível nos equilibrando em saltos 12cm e estruturas que precisam de cuidados ao caminhar.

Hoje, sapato bom é sapato confortável. Sabia que pela primeira vez os calçados de salto baixo e médio estão vendendo mais que os de salto alto? As mulheres antenadas com Moda estão usando tênis, alpargatas baixinhas, sapatinhas, oxfords e slipper no dia a dia, só para citar alguns dos mais frequentes. Nada mais lógico: para caminharmos com nossos próprios pés e gerirmos nossas vidas conforme o que quisermos fazer, precisamos pisar em base sólida.

Esqueça o sapatinho de cristal. Esqueça a vida de princesa: é tudo uma balela, uma história que poderia fazer sentido no meio do século passado mas que hoje não tem cabimento. Pés no chão, garotas!

 

PS: E nesta quinta-feira, 03/nov, fecharemos o assunto com o post “Princesa ou Mulher Maravilha?”

leia-moda-op2

Autor: Denise Ribeiro

Moda e livros são meus interesses atuais. Sou #fã de Nova York, Doctor Who, Queen, chocolate e boas séries. Com +50, sou casada e tenho dois filhos universitários. Escrevo todas as terças-feiras sobre moda - ou algo mais que tenha chamado minha atenção ;)

Um comentário em “Sapato de Princesa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *