Fundação Ema Klabin

Um passeio delicioso para quem está em São Paulo neste feriado é visitar a Fundação Ema Klabin, “casa museu” situada à Rua Portugal, esquina com a Avenida Europa.

A Fundação tem como missão preservar a memória de Ema Klabin, empresária e filantropa, falecida em 1994, e divulgar sua coleção.

A partir dos anos 40 Ema Klabin passou a adquirir obras de arte, formando assim um conjunto de telas de pintura europeia e de itens de mobiliário europeu antigo.

Idealizada sob medida para abrigar sua bela coleção, a casa foi inaugurada no final de 1960. Ampla, clara, orgânica, ela integra o jardim à decoração. Telas de Di Cavalcante e Lasar Segall, lindos objetos decorativos, móveis clássicos, se sucedem nos diferentes ambientes. É um verdadeiro prazer passear ali.

Mas como a Fundação não tem nenhum espaço gastronômico, se você quiser fazer “uma boquinha” será preciso ir a outro lugar. Uma boa ideia é atravessar a rua e ir tomar um café no MIS – Museu da Imagem e do Som. Essa cafeteria que tem como principal atrativo o fato de ser situada na própria loja do Museu. Ou seja, depois de um espresso ou suco (não há grandes opções) pode-se ficar calmamente vendo todas as coisas expostas lá. Como a-do-ro loja de museu, me diverti muito.

São Paulo tem alguns lugares pouco visitados e cheios de charme. A Fundação Ema Klabin está entre eles. Uma boa opção!

Autor: Marise Toschi

Professora e tradutora de Francês, instrutora de Being Energy. Buscadora, praticante de yoga, meditação, estudiosa de tarô e astrologia. Com +50, casada, um filho e uma cachorra mimada. Escrevo às quintas-feiras sobre espiritualidade, corpo e comportamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *