Machismo

O projeto PostSecret tem posts novos todos os domingos. Já é um ritual para mim esperar pelos novos segredos, sendo que muitas vezes me sinto como voyeur e em outras como cúmplice de quem escreveu.

Percebo, por ele, como nossa voz não é ouvida muitas vezes, e como há situações em que simplesmente não podemos falar.

Este final de semana aconteceu uma coisa que me deixou perplexa e me deu a dimensão exata do machismo em que estou inserida.

Estivemos fora de São Paulo e, na volta, falávamos do hotel maravilhoso em que havíamos ficado. Meu marido se referiu a ele como “pousada” pela segunda vez, ao que eu corrigi que era um hotel, não uma pousada. O que ouvi então, em uma voz irada, foi inesperado:

“- Quem você pensa que é para me corrigir na frente de outras pessoas?”

Hoje penso que deveria ter dito que sou a esposa dele, uma pessoa culta e inteligente e que, portanto, tenho direito à palavra. Mas na hora simplesmente fiquei muda, chocada com a grosseria e desrespeito.

Espero que a nova geração consiga viver em uma sociedade mais igualitária. Infelizmente, até minha geração ainda está imbuída de machismo e tratando suas mulheres com menosvalia.

Autor: Denise Ribeiro

Moda e livros são meus interesses atuais. Sou #fã de Nova York, Doctor Who, Queen, chocolate e boas séries. Com +50, sou casada e tenho dois filhos universitários. Escrevo todas as terças-feiras sobre moda - ou algo mais que tenha chamado minha atenção ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *