Você está saboreando alegremente um suculento pedaço de pizza. Aí, a pessoa na sua frente declara que vai “amanhã, vai malhar em dobro para queimar as calorias.” Vontade de sugerir que a criatura mantenha a boca ocupada, mastigando, pois, esse tipo de comentário tem como objetivo lembrar que estamos cometendo o pecado da gula e que quem não vive sob o controle de uma dieta restritiva não é legal. Mas será que controlar permanentemente tudo o que comemos é uma necessidade real? Será que não estamos menosprezando a sabedoria do nosso próprio corpo?
Segundo Sophie Deram, autora do livro “O Peso das Dietas”, é isso mesmo que está acontecendo. Os estudos mostram que dietas restritivas são contraproducentes. Um grande número de pessoas pode experimentar compulsões alimentares pós-dieta. É o chamado efeito sanfona, o emagrece-engorda que faz parte da vida de tanta gente.
Ela explica é que devemos retomar o contato com nosso próprio corpo, ouvir seus sinais de fome e de saciedade, escolher os alimentos de acordo com nosso discernimento.
Transcrevo aqui algumas de suas frases:
“Uma alimentação saudável deve ser variada, equilibrada e consumida com prazer e com atitudes adequadas, por exemplo, comer sem culpa. O comportamento é tão importante quanto o nutriente! ”
“Você tem que aprender a escutá-lo (o corpo). A senti-lo, a entendê-lo para mostrar a ele que você está bem e não sob um ataque ou vivendo em uma época com falta de alimentos, assim ele não precisa armazenar gordura para proteger você! “
“Peso não é a causa, mas sim a consequência do seu estado de saúde e bem-estar.“
“Em vez de tentar controlar o seu corpo, dance com ele! A chave é resgatar a sua percepção de fome e saciedade para comer conforme a sua necessidade.”
“Você tem fome de quê? Nem sempre é de comida! Pergunte-se.”
Gostei muito do livro. Ele acrescenta consciência ao ato de comer. Uma refeição deve ser um momento de prazer e não de angústia. E, como sempre, tudo começa com a escuta do próprio corpo.
muito bom o seu artigo
Janete,
Que bom que gostou.
Estou pondo em prática o que é recomendado no livro e estou me sentindo muito bem.
Um abraço.