Guarda-roupa: limpeza expressa

O melhor método de destralhamento geral de guarda-roupas que já testei é, sem dúvidas, o de Marie Kondo. Nele você tira TUDO de dentro, EXPERIMENTA cada uma das suas roupas e responde à pergunta:

Esta peça me faz feliz?

Parece bobagem à primeira vista mas realmente funciona. Resolve algumas questões que outras técnicas não conseguem como, por exemplo, o descarte de itens que foram guardados por terem sido caros ou que foram presenteados por alguém querido. Quando você experimenta a peça e não sente alegria em vesti-la, percebe que é hora de liberar seu armário daqueles itens.

Porém, após já ter feito o destralhe inicial conforme acima, não há mais necessidade de passar por tanto trabalho toda vez que precisar arrumar o guarda-roupas. Neste caso, podemos fazer somente uma limpeza EXPRESSA. Olha só:

A) Múltiplos – sabe aquela camiseta (calça, blusa, etc.) que você comprou igual em todas as cores? Hora de escolher as que mais usa e descartar as irmãs gêmeas que sempre ficam encostadas.

B) Calças compridas – estão confortáveis? Você vestiria qualquer uma e sairia bem vestida? Descarte sem dó as peças com respostas ‘não’.

C) Meias e lingerie – estão encardidas, desbotadas, furadas ou manchadas? Fora já!

D) Peças danificadas – você não precisa de mais que 5 minutos para excluir os itens com manchas que não saem, com furos, rasgos ou desfiados. E se algo tiver conserto, defina uma data próxima para resolver o caso, senão, exclua a peça!

E) Calçados – este é um item importantíssimo e que, se não estiver bem conservado, derruba qualquer look. Descarte sem dó os sapatos que estiverem largos ou apertados; os que estão desgastados na biqueira ou no calcanhar; os fora de moda que você não quer mais usar; os que foram comprados há meses e nunca saíram da caixa – acredite, você não vai usá-los.  Fique só com os que estão em perfeito estado!

Viu só? Não é uma limpeza geral, claro, no entanto já dá uma boa destralhada e o melhor: cada um dos itens pode ser resolvido em pouquíssimo tempo. Com cinco minutinhos por dia, ao final da semana seu guarda-roupas estará bem mais leve! Bom, né?

Autor: Denise Ribeiro

Moda e livros são meus interesses atuais. Sou #fã de Nova York, Doctor Who, Queen, chocolate e boas séries. Com +50, sou casada e tenho dois filhos universitários. Escrevo todas as terças-feiras sobre moda - ou algo mais que tenha chamado minha atenção ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *