Diário em Tópicos

Ainda em ritmo de começo do ano, comprei o livro “Diário em Tópicos” de Rachel Wilkerson Miller. Trata-se, mais especificamente, de um guia para quem quer utilizar o sistema do Bullet Journal® (ou BuJo®, para os íntimos, rs).  É indicado para pessoas que, como eu, adoram um caderno bonito, gostam de caneta, lápis, papel, etc. Seres que não se renderam totalmente ao virtual. Se você também é assim, essa forma de organização pode funcionar para você.

O diário em tópicos é um misto de agenda, diário e lista de afazeres. Nele, você cria sua própria diagramação: páginas para projetos futuros, organização da semana, lista do que precisa ser feito hoje, orçamento do mês. Confuso? Na verdade, não.

Comecei fazendo isso no ano passado e acho muito prazeroso. Você não fica limitado ao espaço predeterminado da agenda. Você decide como explorar suar folhas brancas. Pode desenhar, rabiscar, colar imagens. Minha criança interna fica satisfeitíssima. E o melhor de tudo: funciona super bem para organizar a vida.

No livro citado, a autora dá dicas para quem quiser se aventurar e explorar as possibilidades do diário em tópicos. Ela propõe diferentes esquemas para utilizá-lo de forma eficiente. Há muitas sugestões. Uma proposta que eu achei interessante e já adotei é o “controle de hábitos”. Você lista os hábitos que quer instalar ou perpetuar e marca sua constância em uma tabela. No meu caso, coloquei: piano, leitura, caminhada, tomar água, meditação, Being Energy, abdominais. É claro que não tenho a pretensão de fazer todas essas atividades todos os dias. Mas, o simples fato de ter listado e de marcar o que foi feito já funciona como estímulo. É como criar um mapa indicando quais caminhos quero percorrer. Um lembrete eficaz e descontraído.

Se esse tipo de “agenda” parece atraente, fica a dica do livro. É também muito fácil encontrar exemplos de Bullet journals no Pinterest e no Youtube. E lembre-se: nessa agenda é você quem cria e determina tudo. Você é livre. A única regra que pode valer, de fato, é a seguinte: Divirta-se! E pronto!

Autor: Marise Toschi

Professora e tradutora de Francês, instrutora de Being Energy. Buscadora, praticante de yoga, meditação, estudiosa de tarô e astrologia. Com +50, casada, um filho e uma cachorra mimada. Escrevo às quintas-feiras sobre espiritualidade, corpo e comportamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *